SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue44To be a university professor: identities built between aspects of professional satisfaction and dissatisfactionThe imports of not learning in the learning support room: resilience in process author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

PEREIRA, Amanda Nogueira  and  FREIRE, Sandra Ferraz de Castillo Dourado. A significação da avaliação escolar para crianças do quarto ano. Linhas Críticas [online]. 2015, vol.21, n.44, pp.199-217. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv21n44.012.

O presente estudo objetiva compreender o significado da avaliação para as crianças de quarto ano e as relações que elas estabelecem com o seu processo de aprendizagem. A pesquisa empírica foi realizada com oito crianças que participaram de três encontros de grupo focal e uma entrevista individual. A análise priorizou as interações discursivas e as narrativas de duas participantes. Resultados sugerem que as crianças convivem com várias concepções de avaliação na prática escolar. Embora seja dominante a prática de testes com vistas à nota, elas demonstram um posicionamento crítico acerca da função da avaliação para a própria aprendizagem. Em sua complexidade, a condução da avaliação parece participar significativamente na construção do sentimento delas sobre a experiência escolar.

Keywords : Avaliação Escolar; Aprendizagem; Crianças; Anos Iniciais..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )