SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número44Ser professor universitário: identidades construídas entre aspectos de satisfação e insatisfação profissionalOs significados do não aprender na sala de apoio à aprendizagem: resiliência em processo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

PEREIRA, Amanda Nogueira  e  FREIRE, Sandra Ferraz de Castillo Dourado. A significação da avaliação escolar para crianças do quarto ano. Linhas Críticas [online]. 2015, vol.21, n.44, pp.199-217. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv21n44.012.

O presente estudo objetiva compreender o significado da avaliação para as crianças de quarto ano e as relações que elas estabelecem com o seu processo de aprendizagem. A pesquisa empírica foi realizada com oito crianças que participaram de três encontros de grupo focal e uma entrevista individual. A análise priorizou as interações discursivas e as narrativas de duas participantes. Resultados sugerem que as crianças convivem com várias concepções de avaliação na prática escolar. Embora seja dominante a prática de testes com vistas à nota, elas demonstram um posicionamento crítico acerca da função da avaliação para a própria aprendizagem. Em sua complexidade, a condução da avaliação parece participar significativamente na construção do sentimento delas sobre a experiência escolar.

Palavras-chave : Avaliação Escolar; Aprendizagem; Crianças; Anos Iniciais..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )