SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número44A significação da avaliação escolar para crianças do quarto ano índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

BAZONI, Jane Ester da Silva  e  OLIVEIRA, Francismara Neves de. Os significados do não aprender na sala de apoio à aprendizagem: resiliência em processo. Linhas Críticas [online]. 2015, vol.21, n.44, pp.219-245. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv21n44.013.

A abordagem bioecológica de Bronfenbrenner foi adotada como aporte teóricometodológico neste trabalho, que objetivou analisar possíveis inter-relações entre dois microssistemas - família e escola -, no que diz respeito ao modo como é compreendido o não aprender na sala de apoio à aprendizagem (SAA). A pesquisa teve como lócus uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Londrina/PR. Participaram do estudo 36 sujeitos, assim distribuídos: treze alunos, treze representantes das famílias (um de cada família), três pedagogas, duas professoras da sala de apoio e cinco professores da sala regular. Adotamos como abordagem a pesquisa qualitativa, de cunho descritivo, na modalidade de estudo de caso. Como instrumento para a coleta de dados, utilizamos a observação sistemática (doze encontros realizados uma vez por semana, durante três meses) e entrevista aos participantes, na modalidade semiestruturada. O estudo envolveu a análise dos microssistemas escolar e familiar, destacando as possíveis intersecções entre eles na significação do não aprender, e levou em conta que as significações estão permeadas por mecanismos de risco e proteção. Nossos resultados indicaram a importância de dar voz aos protagonistas dos microssistemas nos quais a sala de apoio está ancorada, a fim de compreender como o processo de aprendizagem desses alunos é permeado por interações que promovem significados às experiências. Os dados nos convidam a reconhecer que o não aprender constitui risco diante do qual os fatores protetivos-resiliência podem se manifestar.

Palavras-chave : Resiliência; Não Aprender; Risco; Proteção; Teoria Bioecológica..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )