SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue45Engineering curricula in university education: an overview taking into account social studies of science and technology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

AULER, Décio  and  DELIZOICOV, Demétrio. Investigação de temas CTS no contexto do pensamento latino-americano. Linhas Críticas [online]. 2015, vol.21, n.45, pp.275-296. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv21n45.003.

Duas práxis, genuínas no contexto latino-americano, surgiram a partir dos anos 1960. O pensamento educacional de Paulo Freire e o denominado Pensamento Latino Americano em CTS (PLACTS). Com a articulação destas, no âmbito de uma compreensão ampliada sobre a não neutralidade da ciência-tecnologia, buscou-se responder à questão: como inserir demandas sociais, historicamente ignoradas, na produção do conhecimento científico-tecnológico? Numa síntese, destaca-se o potencial da investigação temática freireana reinventada no sentido de dar voz a novos atores sociais, num desafio de se detectarem manifestações locais de contradições e se identificarem novas demandas para agenda de pesquisa em CT.

Keywords : Freire; Investigação Temática; Inédito Viável; PLACTS; Agenda de Pesquisa.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )