SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número45Perspectivas curriculares CTS para la educación en ingeniería: una propuesta para la educación universitaria índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

AULER, Décio  y  DELIZOICOV, Demétrio. Investigação de temas CTS no contexto do pensamento latino-americano. Linhas Críticas [online]. 2015, vol.21, n.45, pp.275-296. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv21n45.003.

Duas práxis, genuínas no contexto latino-americano, surgiram a partir dos anos 1960. O pensamento educacional de Paulo Freire e o denominado Pensamento Latino Americano em CTS (PLACTS). Com a articulação destas, no âmbito de uma compreensão ampliada sobre a não neutralidade da ciência-tecnologia, buscou-se responder à questão: como inserir demandas sociais, historicamente ignoradas, na produção do conhecimento científico-tecnológico? Numa síntese, destaca-se o potencial da investigação temática freireana reinventada no sentido de dar voz a novos atores sociais, num desafio de se detectarem manifestações locais de contradições e se identificarem novas demandas para agenda de pesquisa em CT.

Palabras clave : Freire; Investigação Temática; Inédito Viável; PLACTS; Agenda de Pesquisa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )