SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue45Latin-American thinking on science and policy (PLACTS) and its proposals for scientific educationInterdisciplinary pathways of critical theory in a CTS program: contradictions and potentials author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

LINSINGEN, Irlan von. Perspectivas curriculares CTS para o ensino de engenharia: uma proposta de formação universitária. Linhas Críticas [online]. 2015, vol.21, n.45, pp.297-317. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv21n45.004.

A formação em engenharia pautada apenas por competência técnica é problematizada, e possibilidades de transformação educacional propiciadas pelas dimensões sociocultural, sociotécnica e ambiental do conhecimento são tratadas a partir dos estudos CTS, dos estudos pós-coloniais e da educação crítica. É apresentada uma proposta de estrutura acadêmica para um novo câmpus da Universidade Federal de Santa Catarina, articulada em três eixos que favorecem interações entre os campos disciplinares técnicos e das ciências humanas ao longo da formação, em disciplinas específicas e demais atividades curriculares, buscando reduzir a separação abissal entre o técnico e o sociocultural na engenharia.

Keywords : Formação Tecnológica; Educação CTS; Currículo; Cidadania Sociotécnica; Estudos CTS.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )