SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número45Formas Interdisciplinarias de la teoría crítica en un programa CTS: contradicciones y potencialidadesLa práctica de la adecuación socio-técnica entre el campesinado: la educación, la ciencia y la tecnología social índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

DAGNINO, Renato. Uma pós-graduação em estudos sobre ciência, tecnologia e sociedade: uma proposta inclusiva. Linhas Críticas [online]. 2015, vol.21, n.45, pp.339-355. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv21n45.006.

O êxito das políticas de inclusão social explicitará necessidades materiais cuja satisfação vai demandar soluções tecnocientíficas originais para produção de bens e serviços em quantidade e qualidade inusitadas. Políticas públicas de natureza singular, explorando a organização do trabalho na sua produção e circulação, mediante pesquisa e disseminação de conhecimento tecnocientífico original, precisarão ser elaboradas para transformar a inclusão social numa rota alternativa de desenvolvimento. A proposta da Adequação Sociotécnica de reprojetamento da tecnologia convencional (operadas por empresas) e de desenvolvimento de tecnologia social é um vetor cognitivo para o enfrentamento desse desafio. Ele requer profissionais que o curso de pós-graduação em estudos sobre ciência, tecnologia e sociedade que se está propondo deverá formar.

Palabras clave : Estudos Sobre Ciência Tecnologia; Sociedade; Ensino de Pós-graduação; Inclusão Social; Economia Solidári; Adequação Sociotécnica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )