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Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

DAGNINO, Renato. Uma pós-graduação em estudos sobre ciência, tecnologia e sociedade: uma proposta inclusiva. Linhas Críticas [online]. 2015, vol.21, n.45, pp.339-355. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv21n45.006.

O êxito das políticas de inclusão social explicitará necessidades materiais cuja satisfação vai demandar soluções tecnocientíficas originais para produção de bens e serviços em quantidade e qualidade inusitadas. Políticas públicas de natureza singular, explorando a organização do trabalho na sua produção e circulação, mediante pesquisa e disseminação de conhecimento tecnocientífico original, precisarão ser elaboradas para transformar a inclusão social numa rota alternativa de desenvolvimento. A proposta da Adequação Sociotécnica de reprojetamento da tecnologia convencional (operadas por empresas) e de desenvolvimento de tecnologia social é um vetor cognitivo para o enfrentamento desse desafio. Ele requer profissionais que o curso de pós-graduação em estudos sobre ciência, tecnologia e sociedade que se está propondo deverá formar.

Palavras-chave : Estudos Sobre Ciência Tecnologia; Sociedade; Ensino de Pós-graduação; Inclusão Social; Economia Solidári; Adequação Sociotécnica.

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