SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número45Estudios de postgrado en ciencia, tecnología y sociedad: una propuesta inclusivaFormación tecnocientífica en la política educativa de la escuela secundaria: una perspectiva curricular índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

NEDER, Ricardo Toledo. A prática da adequação sociotécnica entre o campesinato: educação, ciência e tecnologia social. Linhas Críticas [online]. 2015, vol.21, n.45, pp.357-381. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv21n45.007.

No Brasil e na América Latina, o movimento pela tecnologia social tem sido ressignificado pelos estudos socioconstrutivistas da tecnologia (ESCT) nos quais ciência e tecnologia são processos gêmeos nas práticas sociotécnicas do cotidiano. Tal abordagem foi desenvolvida pelos autores da corrente da teoria da adequação sociotécnica (AST). Este artigo analisa três experiências cujos atores colocam em centralidade as práticas sociais e culturais como associadas às práticas técnicas, sem ruptura entre conteúdos sociais e formas técnicas nas relações econômicas. Resultado de acompanhamento sistemático de pesquisa nos últimos cinco anos, o campo das experiências paradigmáticas, aqui analisadas, exige uma abertura das políticas de educação científica e tecnológica da universidade, agências de pesquisas científicas e tecnológicas, e do sistema de fomento.

Palabras clave : CTS; Tecnologia. Sociedade; Complexo Agroalimentar; Adequação Sociotécnica; CTS e Educação Científica; Tecnologia Social; Brasil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )