SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número45Uma pós-graduação em estudos sobre ciência, tecnologia e sociedade: uma proposta inclusivaA formação tecnocientífica nas políticas educacionais para o ensino médio: uma perspectiva curricular índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

NEDER, Ricardo Toledo. A prática da adequação sociotécnica entre o campesinato: educação, ciência e tecnologia social. Linhas Críticas [online]. 2015, vol.21, n.45, pp.357-381. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv21n45.007.

No Brasil e na América Latina, o movimento pela tecnologia social tem sido ressignificado pelos estudos socioconstrutivistas da tecnologia (ESCT) nos quais ciência e tecnologia são processos gêmeos nas práticas sociotécnicas do cotidiano. Tal abordagem foi desenvolvida pelos autores da corrente da teoria da adequação sociotécnica (AST). Este artigo analisa três experiências cujos atores colocam em centralidade as práticas sociais e culturais como associadas às práticas técnicas, sem ruptura entre conteúdos sociais e formas técnicas nas relações econômicas. Resultado de acompanhamento sistemático de pesquisa nos últimos cinco anos, o campo das experiências paradigmáticas, aqui analisadas, exige uma abertura das políticas de educação científica e tecnológica da universidade, agências de pesquisas científicas e tecnológicas, e do sistema de fomento.

Palavras-chave : CTS; Tecnologia. Sociedade; Complexo Agroalimentar; Adequação Sociotécnica; CTS e Educação Científica; Tecnologia Social; Brasil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )