SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número45Formación tecnocientífica en la política educativa de la escuela secundaria: una perspectiva curricularPolíticas públicas educacionales: un análisis del PAR en el Norte de Minas Gerais índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

CASTELLI, Carolina Machado; COSSIO, Maria de Fátima  y  DELGADO, Ana Cristina Coll. Ampliação da obrigatoriedade escolar: problematizações em relação à educação infantil. Linhas Críticas [online]. 2015, vol.21, n.45, pp.405-424. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv21n45.009.

Com o estabelecimento da educação básica obrigatória para a faixa etária dos quatro aos dezessete anos de idade, as discussões acerca da compulsoriedade intensificam-se e complexificam-se. Este artigo resultou de uma pesquisa teórica em recentes ordenamentos legais sobre a educação infantil e em publicações que tratam da temática, e pretende analisar os motivos que levaram à obrigatoriedade e refletir sobre possíveis impactos na educação infantil. Foi traçado um panorama dos possíveis desdobramentos da atual legislação para a educação infantil, contribuindo para futuros debates.

Palabras clave : Políticas Educacionais; Educação infantil; Direito à Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )