SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número45A formação tecnocientífica nas políticas educacionais para o ensino médio: uma perspectiva curricularPolíticas públicas educacionais: uma análise do PAR no Norte de Minas Gerais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

CASTELLI, Carolina Machado; COSSIO, Maria de Fátima  e  DELGADO, Ana Cristina Coll. Ampliação da obrigatoriedade escolar: problematizações em relação à educação infantil. Linhas Críticas [online]. 2015, vol.21, n.45, pp.405-424. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv21n45.009.

Com o estabelecimento da educação básica obrigatória para a faixa etária dos quatro aos dezessete anos de idade, as discussões acerca da compulsoriedade intensificam-se e complexificam-se. Este artigo resultou de uma pesquisa teórica em recentes ordenamentos legais sobre a educação infantil e em publicações que tratam da temática, e pretende analisar os motivos que levaram à obrigatoriedade e refletir sobre possíveis impactos na educação infantil. Foi traçado um panorama dos possíveis desdobramentos da atual legislação para a educação infantil, contribuindo para futuros debates.

Palavras-chave : Políticas Educacionais; Educação infantil; Direito à Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )