SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número45Expansión de la escolaridad obligatoria: problematizaciones sobre la educación infantilPor un Currículo sin Fundamentos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

SOUZA, Ediléia Alves Mendes; MOURA, Dayse Magna Santos  y  MARINHO, Railma Aparecida Cardoso. Políticas públicas educacionais: uma análise do PAR no Norte de Minas Gerais. Linhas Críticas [online]. 2015, vol.21, n.45, pp.425-443. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv21n45.0010.

Trata-se de resultados parciais de pesquisa em rede que investiga a "gestão das políticas educacionais no Brasil e seus mecanismos de centralização e descentralização: desafios do Plano de Ações Articuladas (PAR)". Objetiva analisar como o PAR contribui para melhoria de índices educacionais. Numa abordagem qualitativa, realizou-se entrevista com secretários de educação e técnicos de quatro municípios do Norte de Minas Gerais e visitas in loco para monitorar ações. A pesquisa mostra melhoria da estrutura e funcionamento de escolas, mas não da qualidade do ensino. A morosidade na análise das propostas e na liberação de recursos por parte do MEC emperra o cumprimento de ações nos municípios.

Palabras clave : Políticas Públicas; Qualidade do Ensino; Gestão Educacional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )