SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número45Ampliação da obrigatoriedade escolar: problematizações em relação à educação infantilPor um currículo sem fundamentos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

SOUZA, Ediléia Alves Mendes; MOURA, Dayse Magna Santos  e  MARINHO, Railma Aparecida Cardoso. Políticas públicas educacionais: uma análise do PAR no Norte de Minas Gerais. Linhas Críticas [online]. 2015, vol.21, n.45, pp.425-443. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv21n45.0010.

Trata-se de resultados parciais de pesquisa em rede que investiga a "gestão das políticas educacionais no Brasil e seus mecanismos de centralização e descentralização: desafios do Plano de Ações Articuladas (PAR)". Objetiva analisar como o PAR contribui para melhoria de índices educacionais. Numa abordagem qualitativa, realizou-se entrevista com secretários de educação e técnicos de quatro municípios do Norte de Minas Gerais e visitas in loco para monitorar ações. A pesquisa mostra melhoria da estrutura e funcionamento de escolas, mas não da qualidade do ensino. A morosidade na análise das propostas e na liberação de recursos por parte do MEC emperra o cumprimento de ações nos municípios.

Palavras-chave : Políticas Públicas; Qualidade do Ensino; Gestão Educacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )