SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue45Educational public policies: an analysis of the PAR in northern Minas GeraisUniversity teaching and teacher training - educational knowledge and generation of teacher professionalism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

LOPES, Alice Casimiro. Por um currículo sem fundamentos. Linhas Críticas [online]. 2015, vol.21, n.45, pp.445-466. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv21n45.0011.

Por intermédio de um enfoque pós-estrutural e pós-fundacional, este artigo apresenta uma argumentação crítica ao projeto de base curricular nacional comum. Para tal, investiga alguns textos sobre base curricular nacional, com destaque para os programas de governo dos presidenciáveis de 2014, no Brasil: Aécio Neves, Dilma Roussef e Marina da Silva (substituindo Eduardo Campos). A política por um currículo sem fundamentos significa defender que não há princípios e regras curriculares absolutos, definidos cientificamente ou por qualquer outra razão, fora do jogo político educacional.

Keywords : Base Curricular Nacional Comum; Política de Currículo; Discurso; Contextualização; Padrões Curriculares.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )