SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número45Por un Currículo sin FundamentosEstilos de aprendizaje de los estudiantes del técnico en informática del Cefet-MG índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

D´AVILA, Cristina Maria  y  LEAL, Luiz Batista. Docência universitária e formação de professores - saberes pedagógicos e constituição da profissionalidade docente. Linhas Críticas [online]. 2015, vol.21, n.45, pp.467-485. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv21n45.0012.

Esta pesquisa visa compreender as relações que envolvem a mediação didática no contexto universitário, buscando identificar se e como os professores definem os saberes pedagógicos e como os mobilizam no desenvolvimento da profissionalidade de licenciandos. Nossa abordagem de pesquisa é qualitativa e o método de natureza exploratória. A coleta de dados consistiu numa sondagem com professores de dois cursos: pedagogia e música. Os principais resultados demonstram que: a) os professores comungam de concepções pedagógicas críticas; b) não reconhecem claramente os saberes pedagógicos que mobilizam e possuem uma compreensão incipiente acerca de sua função sobre a profissionalidade docente.

Palabras clave : Docência Universitária; Formação de Professores; Saberes Pedagógicos; Profissionalidade Docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )