SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue45University teaching and teacher training - educational knowledge and generation of teacher professionalismAction research in education: recognizing the contexualized subject and problems author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

AMARAL, Marcos Prado  and  SILVEIRA, Ismar Frango. Estilos de aprendizagem dos formandos dos cursos técnicos de informática do Cefet-MG. Linhas Críticas [online]. 2015, vol.21, n.45, pp.487-502. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv21n45.0013.

Utilizando o instrumento N-ILS, desenvolvido e validado por Vieira Jr (2012), este artigo apresenta um mapeamento dos estilos de aprendizagem de 44 alunos do último ano do curso técnico de informática do Cefet-MG em 2014, levantando um estilo dominante e propondo a formação de oito grupos de trabalhos com 5 alunos de perfis opostos e um grupo com 4 alunos. O perfil dominante apurado é levemente reflexivo, moderadamente visual, leve a moderadamente sequencial e fortemente sensorial. Constatou-se que este perfil se encaixa ao curso estudado. Isto traz benefícios para os alunos, professores, escola e empresas, que receberão profissionais que gostam de fazer o que aprenderam.

Keywords : Estilos de Aprendizagem; Diferenças Individuais; Ensino; Ensino Técnico-Profissional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )