SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número45Docência universitária e formação de professores - saberes pedagógicos e constituição da profissionalidade docentePesquisa-ação em educação: reconhecendo o sujeito contextualizado e os problemas educacionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

AMARAL, Marcos Prado  e  SILVEIRA, Ismar Frango. Estilos de aprendizagem dos formandos dos cursos técnicos de informática do Cefet-MG. Linhas Críticas [online]. 2015, vol.21, n.45, pp.487-502. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv21n45.0013.

Utilizando o instrumento N-ILS, desenvolvido e validado por Vieira Jr (2012), este artigo apresenta um mapeamento dos estilos de aprendizagem de 44 alunos do último ano do curso técnico de informática do Cefet-MG em 2014, levantando um estilo dominante e propondo a formação de oito grupos de trabalhos com 5 alunos de perfis opostos e um grupo com 4 alunos. O perfil dominante apurado é levemente reflexivo, moderadamente visual, leve a moderadamente sequencial e fortemente sensorial. Constatou-se que este perfil se encaixa ao curso estudado. Isto traz benefícios para os alunos, professores, escola e empresas, que receberão profissionais que gostam de fazer o que aprenderam.

Palavras-chave : Estilos de Aprendizagem; Diferenças Individuais; Ensino; Ensino Técnico-Profissional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )