SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue46Curricular practice teaching: permanence and changes entailed in the space and time of teacher education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

SILVA, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da. A perspectiva do professor pesquisador/reflexivo e a figura do Barão de Münchhausen. Linhas Críticas [online]. 2015, vol.21, n.46, pp.565-583. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv21n46.565.

Trata-se de uma pesquisa teórica que se orienta na perspectiva do materialismo histórico-dialético ao elencar categorias para análise que estruturam a produção teórica do professor reflexivo/pesquisador, neste caso são elas: relação teoria e prática, autonomia, emancipação, investigação-ação. A partir dessa análise, apresentamos cinco pressupostos que entendemos serem componentes da discussão da pesquisa do professor da educação básica. Finalizamos reafirmando a compreensão da educação como um campo de disputa hegemônica, e, portanto, pensar a pesquisa para a formação e atuação docente pode representar um processo de responsabilização ou de possibilidade emancipatória referendado na condição epistemológica e coletiva do ato de pesquisar.

Keywords : Formação de Professores; Professor Reflexivo/Pesquisador; Pesquisa; Trabalho Docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )