SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número46Prácticas curriculares: permanencias y cambios en un espacio tiempo estructurador de la formación de profesores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

SILVA, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da. A perspectiva do professor pesquisador/reflexivo e a figura do Barão de Münchhausen. Linhas Críticas [online]. 2015, vol.21, n.46, pp.565-583. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv21n46.565.

Trata-se de uma pesquisa teórica que se orienta na perspectiva do materialismo histórico-dialético ao elencar categorias para análise que estruturam a produção teórica do professor reflexivo/pesquisador, neste caso são elas: relação teoria e prática, autonomia, emancipação, investigação-ação. A partir dessa análise, apresentamos cinco pressupostos que entendemos serem componentes da discussão da pesquisa do professor da educação básica. Finalizamos reafirmando a compreensão da educação como um campo de disputa hegemônica, e, portanto, pensar a pesquisa para a formação e atuação docente pode representar um processo de responsabilização ou de possibilidade emancipatória referendado na condição epistemológica e coletiva do ato de pesquisar.

Palabras clave : Formação de Professores; Professor Reflexivo/Pesquisador; Pesquisa; Trabalho Docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )