SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número46Estágio curricular: permanências e mudanças em um espaço tempo estruturador da formação de professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

SILVA, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da. A perspectiva do professor pesquisador/reflexivo e a figura do Barão de Münchhausen. Linhas Críticas [online]. 2015, vol.21, n.46, pp.565-583. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv21n46.565.

Trata-se de uma pesquisa teórica que se orienta na perspectiva do materialismo histórico-dialético ao elencar categorias para análise que estruturam a produção teórica do professor reflexivo/pesquisador, neste caso são elas: relação teoria e prática, autonomia, emancipação, investigação-ação. A partir dessa análise, apresentamos cinco pressupostos que entendemos serem componentes da discussão da pesquisa do professor da educação básica. Finalizamos reafirmando a compreensão da educação como um campo de disputa hegemônica, e, portanto, pensar a pesquisa para a formação e atuação docente pode representar um processo de responsabilização ou de possibilidade emancipatória referendado na condição epistemológica e coletiva do ato de pesquisar.

Palavras-chave : Formação de Professores; Professor Reflexivo/Pesquisador; Pesquisa; Trabalho Docente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )