SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue46The Researcher/reflective Teacher's Perspective and the "Baron of Munchhausen" CharacterProducing difference: neoliberalism, neoconservatism and the politics of educational reform author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

BATISTA NETO, José  and  SANTIAGO, Eliete. Estágio curricular: permanências e mudanças em um espaço tempo estruturador da formação de professores. Linhas Críticas [online]. 2015, vol.21, n.46, pp.584-605. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv21n46.584.

O estágio supervisionado na formação de professores é o objeto de estudo deste artigo, cujo objetivo é analisar as concepções de estágio, em articulação com políticas e práticas de formação de professor histórica e socialmente construídas. O estudo revelou as diferentes concepções assumidas por esse componente curricular das licenciaturas as quais refletem a diversidade de perspectivas de formação docente situadas em momentos históricos distintos. Estas perspectivas traduzem compreensão sobre as finalidades sociais e históricas da educação superior e da educação básica. É formulada proposição de sua organização em ciclos, bem como são discutidos desafios de sua vivência.

Keywords : Estágio Supervisionado; Formação de Professores; Políticas de Formação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )