SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número46A perspectiva do professor pesquisador/reflexivo e a figura do Barão de MünchhausenProduzindo diferença: neoliberalismo, neoconservadorismo e a política de reforma educacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

BATISTA NETO, José  e  SANTIAGO, Eliete. Estágio curricular: permanências e mudanças em um espaço tempo estruturador da formação de professores. Linhas Críticas [online]. 2015, vol.21, n.46, pp.584-605. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv21n46.584.

O estágio supervisionado na formação de professores é o objeto de estudo deste artigo, cujo objetivo é analisar as concepções de estágio, em articulação com políticas e práticas de formação de professor histórica e socialmente construídas. O estudo revelou as diferentes concepções assumidas por esse componente curricular das licenciaturas as quais refletem a diversidade de perspectivas de formação docente situadas em momentos históricos distintos. Estas perspectivas traduzem compreensão sobre as finalidades sociais e históricas da educação superior e da educação básica. É formulada proposição de sua organização em ciclos, bem como são discutidos desafios de sua vivência.

Palavras-chave : Estágio Supervisionado; Formação de Professores; Políticas de Formação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )