SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número46Prácticas curriculares: permanencias y cambios en un espacio tiempo estructurador de la formación de profesoresMovimiento curricular para la práctica docente de estudiantes/profesores en formación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

APPLE, Michael W.. Produzindo diferença: neoliberalismo, neoconservadorismo e a política de reforma educacional. Linhas Críticas [online]. 2015, vol.21, n.46, pp.606-644. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv21n46.606.

Neste artigo, são levantadas questões sobre os atuais esforços para a "reforma" educacional em andamento em várias nações. São atualizados e ampliados os argumentos de inspiração gramsciana sobre o crescente poder do senso comum direitista, presentes na obra Educating the "Right" Way (Apple, 2006). Neste processo, são utilizadas pesquisas e argumentos baseados nas experiências inglesa, americana, neozelandesa e escandinava para documentar alguns dos efeitos ocultos de duas estratégias conectadas - propostas de mercado inspiradas no neoliberalismo com ênfase no que denominamos de "democracia frágil", baseadas na escolha individual do consumidor em vez de "democracia espessa" com base na participação coletiva plena; e propostas reguladoras inspiradas no neoliberalismo, neoconservadorismo e no gerencialismo de classe média, que reforçam o poder da "cultura de auditoria".

Palabras clave : Reforma Educacional; Neoliberalismo; Neoconservadorismo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )