SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número46Estágio curricular: permanências e mudanças em um espaço tempo estruturador da formação de professoresMovimento curricular para prática docente de estudantes-professores em formação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

APPLE, Michael W.. Produzindo diferença: neoliberalismo, neoconservadorismo e a política de reforma educacional. Linhas Críticas [online]. 2015, vol.21, n.46, pp.606-644. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv21n46.606.

Neste artigo, são levantadas questões sobre os atuais esforços para a "reforma" educacional em andamento em várias nações. São atualizados e ampliados os argumentos de inspiração gramsciana sobre o crescente poder do senso comum direitista, presentes na obra Educating the "Right" Way (Apple, 2006). Neste processo, são utilizadas pesquisas e argumentos baseados nas experiências inglesa, americana, neozelandesa e escandinava para documentar alguns dos efeitos ocultos de duas estratégias conectadas - propostas de mercado inspiradas no neoliberalismo com ênfase no que denominamos de "democracia frágil", baseadas na escolha individual do consumidor em vez de "democracia espessa" com base na participação coletiva plena; e propostas reguladoras inspiradas no neoliberalismo, neoconservadorismo e no gerencialismo de classe média, que reforçam o poder da "cultura de auditoria".

Palavras-chave : Reforma Educacional; Neoliberalismo; Neoconservadorismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )