SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número46Produciendo diferencia: neoliberalismo, neoconservadurismo y la política de reforma educacionalTrabalho docente e qualidade da educação básica: crítica às diretrizes do Banco Mundial índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

ALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataíde de; SILVA, Janssen Felipe da  y  LINS, Carla Patrícia Acioli. Movimento curricular para prática docente de estudantes-professores em formação. Linhas Críticas [online]. 2015, vol.21, n.46, pp.645-664. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv21n46.645.

Este artigo tem por objetivo analisar a contribuição do currículo vivido da formação inicial no curso de pedagogia para a prática docente dos alunos/professores, e, a fim de discutir a temática, tomamos como lente teórica, entre outros, Ball (2006) e Bourdoncle (1991). Como procedimento de coleta de dados, utilizamos a entrevista semiestruturada, com base na Análise de Discurso (Orlandi, 2010), por considerar a análise dos enunciados do discurso como uma produção simbólica. Os resultados apontaram que o currículo vivido possibilita a aproximação das discussões teóricas com as demandas do campo de atuação estabelecendo o diálogo entre a teoria e a prática e o processo de profissionalização docente

Palabras clave : Currículo Vivido; Formação de Professores; Políticas Curriculares.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )