SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número46Produzindo diferença: neoliberalismo, neoconservadorismo e a política de reforma educacionalTrabalho docente e qualidade da educação básica: crítica às diretrizes do Banco Mundial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

ALMEIDA, Lucinalva Andrade Ataíde de; SILVA, Janssen Felipe da  e  LINS, Carla Patrícia Acioli. Movimento curricular para prática docente de estudantes-professores em formação. Linhas Críticas [online]. 2015, vol.21, n.46, pp.645-664. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv21n46.645.

Este artigo tem por objetivo analisar a contribuição do currículo vivido da formação inicial no curso de pedagogia para a prática docente dos alunos/professores, e, a fim de discutir a temática, tomamos como lente teórica, entre outros, Ball (2006) e Bourdoncle (1991). Como procedimento de coleta de dados, utilizamos a entrevista semiestruturada, com base na Análise de Discurso (Orlandi, 2010), por considerar a análise dos enunciados do discurso como uma produção simbólica. Os resultados apontaram que o currículo vivido possibilita a aproximação das discussões teóricas com as demandas do campo de atuação estabelecendo o diálogo entre a teoria e a prática e o processo de profissionalização docente

Palavras-chave : Currículo Vivido; Formação de Professores; Políticas Curriculares.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )