SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número46Movimento curricular para prática docente de estudantes-professores em formaçãoA construção da profissionalidade docente polivalente nos anos iniciais do ensino fundamental: questões para a formação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

ROSA, Sandra Valéria Limonta  e  SANTOS, Willian Batista dos. Trabalho docente e qualidade da educação básica: crítica às diretrizes do Banco Mundial. Linhas Críticas [online]. 2015, vol.21, n.46, pp.665-687. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv21n46.665.

Este artigo apresenta uma análise crítica do documento "Atingindo uma educação de nível mundial no Brasil: próximos passos", produzido pelo Banco Mundial no ano de 2010 com o objetivo de definir prioridades para a política educacional brasileira, dando ênfase às questões referentes à formação e ao trabalho dos docentes. Trata-se aqui de um recorte de uma pesquisa bibliográfica que analisa as orientações propostas pelo Banco Mundial para a educação nos países ditos em desenvolvimento e como estas têm afetado diretamente as políticas de educação brasileiras. Para nós, a incorporação de tais orientações tem intensificado as já precárias condições de trabalho e de formação continuada dos professores.

Palavras-chave : Trabalho Docente; Qualidade da Educação; Banco Mundial; Formação de Professores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )