SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número46Trabalho docente e qualidade da educação básica: crítica às diretrizes do Banco MundialViolencia 'en' y 'de' la escuela: concepciones de los profesores y de los estudiantes adolescentes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

CRUZ, Shirleide Pereira da Silva. A construção da profissionalidade docente polivalente nos anos iniciais do ensino fundamental: questões para a formação. Linhas Críticas [online]. 2015, vol.21, n.46, pp.688-707. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv21n46.688.

O texto apresenta um desdobramento de pesquisa realizada com professoras dos anos iniciais do ensino fundamental (AIEF) em Recife-PE, cujo objetivo foi o de compreender a construção da profissionalidade docente polivalente. Tem como foco discutir perspectivas para a formação inicial da habilitação profissional docente para os AIEFs, tomando a formação como exigência primeira de sua profissionalização. Da reflexão sobre os elementos estruturantes da profissionalidade polivalente indica-se tais perspectivas: i) a importância dos fundamentos da educação; ii) a pesquisa como princípio formativo incipiente; iii) o perfil de alfabetizador e o aprofundamento sobre a interdisciplinaridade. O estudo foi desenvolvido a partir de um olhar crítico-dialético observando as contradições, as múltiplas determinações e ampliando a compreensão do conteúdo singular da docência nos AIEFs e aspectos de sua totalidade.

Palabras clave : Profissionalidade Docente; Formação de Professores; Polivalência.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )