SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número46La construcción de la profesionalidad docente polivalente en la enseñanza primaria: cuestiones para la formaciónEnseñanza de la gramática / análisis lingüístico: una maestra, múltiples prácticas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

VIEIRA, Roseny Aparecida; BRASIL, Katia Cristina Tarouquella  y  LEGNANI, Viviane Neves. Violência 'na' e 'da' escola: concepções de professores e alunos adolescentes. Linhas Críticas [online]. 2015, vol.21, n.46, pp.708-726. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv21n46.708.

Diante dos impactos da violência nas escolas, torna-se necessário analisar tal fenômeno levando em consideração as perspectivas dos docentes e discentes para se alcançar maior compreensão e, ao mesmo tempo, diminuir uma visão tendenciosa sobre o problema. Assim, este artigo tem por objetivo analisar a temática da violência no contexto escolar, focalizando as interações entre alunos e professores. Na metodologia, utilizou-se grupo focal com os alunos e análise das práticas docentes junto ao grupo de professores. Os resultados desses encontros foram significativos para que surgissem reflexões sobre a dinâmica intersubjetiva entre docentes e discentes e sinalizam a importância do espaço dialógico no contexto escolar para reverter a problemática da violência nesse contexto.

Palabras clave : Violência; Professor; Aluno; Contexto Escolar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )