SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número46A construção da profissionalidade docente polivalente nos anos iniciais do ensino fundamental: questões para a formaçãoEnsino de gramática/análise linguística: uma professora, múltiplas práticas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

VIEIRA, Roseny Aparecida; BRASIL, Katia Cristina Tarouquella  e  LEGNANI, Viviane Neves. Violência 'na' e 'da' escola: concepções de professores e alunos adolescentes. Linhas Críticas [online]. 2015, vol.21, n.46, pp.708-726. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv21n46.708.

Diante dos impactos da violência nas escolas, torna-se necessário analisar tal fenômeno levando em consideração as perspectivas dos docentes e discentes para se alcançar maior compreensão e, ao mesmo tempo, diminuir uma visão tendenciosa sobre o problema. Assim, este artigo tem por objetivo analisar a temática da violência no contexto escolar, focalizando as interações entre alunos e professores. Na metodologia, utilizou-se grupo focal com os alunos e análise das práticas docentes junto ao grupo de professores. Os resultados desses encontros foram significativos para que surgissem reflexões sobre a dinâmica intersubjetiva entre docentes e discentes e sinalizam a importância do espaço dialógico no contexto escolar para reverter a problemática da violência nesse contexto.

Palavras-chave : Violência; Professor; Aluno; Contexto Escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )