SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número46Violencia 'en' y 'de' la escuela: concepciones de los profesores y de los estudiantes adolescentesHume y los límites de la educación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

TENORIO, Fabiana Júlia de Araújo  y  SILVA, Alexsandro da. Ensino de gramática/análise linguística: uma professora, múltiplas práticas. Linhas Críticas [online]. 2015, vol.21, n.46, pp.727-749. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv21n46.727.

O artigo analisa práticas de ensino de gramática/análise linguística desenvolvidas por uma professora do 6.º ano do ensino fundamental. Apoiando-se em referenciais teóricos, relacionados ao ensino de gramática/análise linguística e aos saberes, e em práticas docentes, demonstrou-se, por meio de observações em aula e entrevistas, a existência de um movimento que oscila entre permanências e mudanças nas práticas de ensino observadas, o qual se materializou por meio dos seguintes aspectos: o uso do livro didático e a relação que a professora mantinha com esse recurso; a ênfase no trabalho com leitura e produção de textos; a articulação entre os eixos de ensino; e a abordagem dos conteúdos gramaticais.

Palabras clave : Ensino de Língua Portuguesa; Análise Linguística; Saberes Docentes; Práticas de Ensino.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )