SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número46Violência 'na' e 'da' escola: concepções de professores e alunos adolescentesHume e os limites da educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

TENORIO, Fabiana Júlia de Araújo  e  SILVA, Alexsandro da. Ensino de gramática/análise linguística: uma professora, múltiplas práticas. Linhas Críticas [online]. 2015, vol.21, n.46, pp.727-749. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv21n46.727.

O artigo analisa práticas de ensino de gramática/análise linguística desenvolvidas por uma professora do 6.º ano do ensino fundamental. Apoiando-se em referenciais teóricos, relacionados ao ensino de gramática/análise linguística e aos saberes, e em práticas docentes, demonstrou-se, por meio de observações em aula e entrevistas, a existência de um movimento que oscila entre permanências e mudanças nas práticas de ensino observadas, o qual se materializou por meio dos seguintes aspectos: o uso do livro didático e a relação que a professora mantinha com esse recurso; a ênfase no trabalho com leitura e produção de textos; a articulação entre os eixos de ensino; e a abordagem dos conteúdos gramaticais.

Palavras-chave : Ensino de Língua Portuguesa; Análise Linguística; Saberes Docentes; Práticas de Ensino.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )