SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número46Enseñanza de la gramática / análisis lingüístico: una maestra, múltiples prácticasInnovación en la educación en foco: de la instrumentalización a la emancipación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

LOPES, Luis Felipe. Hume e os limites da educação. Linhas Críticas [online]. 2015, vol.21, n.46, pp.750-763. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv21n46.750.

A filosofia moderna, especialmente com o Iluminismo, propõe a emancipação humana do erro e investigações que não extrapolem a capacidade das faculdades humanas. Nesse sentido, como podemos compreender o papel da educação? Nesse contexto, podemos enfatizar a obra de Hume em filosofia. De fato, ele não tem uma filosofia da educação específica, todavia, é possível e frutuoso tentar apresentar uma nova abordagem sobre educação, a qual tem seu fundamento na filosofia humiana. Esta é a intenção deste trabalho, levando em consideração os aspectos naturalistas e céticos do filósofo escocês, tentando defender que uma educação cética e naturalista é coerente com as intenções de Hume.

Palabras clave : Hume; Naturalismo; Ceticismo; Vida Comum; Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )