SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número46Innovación en la educación en foco: de la instrumentalización a la emancipación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

BARONI, Vivian. Para além do unidimensional: Marcuse e a educação estética. Linhas Críticas [online]. 2015, vol.21, n.46, pp.784-800. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv21n46.784.

O presente artigo visa abordar o conceito de educação estética subjacente à obra de Herbert Marcuse. Procuramos demonstrar como a valorização da dimensão artística aliada à educação tornaria possível repensar o conceito instrumental de razão, fornecendo ainda subsídios para a elaboração de um conceito qualitativo de desenvolvimento baseado na redefinição da cultura. Trabalhamos com a hipótese de que, em virtude das qualidades críticas e transformadoras da arte, a educação estética fomenta um conceito crítico de razão, capaz de conduzir uma apreensão da realidade que ultrapassa a mera adaptação para se posicionar na resistência e na promoção de novas formas de existência.

Palabras clave : Marcuse; Educação Estética; Razão Crítica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )