SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número47O sonho de ser metalúrgico: dimensões da vivência juvenil no ABC PaulistaTransições juvenis, gerações sociais e processos de inclusão social na Argentina pós-neoliberal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

CORROCHANO, Maria Carla  e  ABRAMO, Laís Wendel. Juventude, educação e trabalho decente: a construção de uma agenda. Linhas Críticas [online]. 2016, vol.22, n.47, pp.110-129. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv22n47.110.

Nas duas últimas décadas ampliaram-se as ações públicas destinadas aos jovens no Brasil. Considerando a recente elaboração da Agenda Nacional de Trabalho Decente para a Juventude (ANTDJ), este artigo discute algumas tendências na tematização da relação entre juventude e trabalho, dadas a presença e a centralidade desse tema para parcela significativa da juventude brasileira. A partir da análise de documentos e da participação das autoras durante o processo de elaboração da referida Agenda, busca-se refletir sobre os avanços e os limites das políticas públicas para a juventude no país, especialmente considerando o lugar da escola e do trabalho nas múltiplas trajetórias juvenis em direção ao mundo adulto.

Palavras-chave : Juventude; Educação; Trabalho; Trabalho Decente; Políticas Públicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )