SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número47Juventud, educación y trabajo decente: la construcción de una agendaEl estudio del entorno en la educación ambiental formal: contribuciones de la ciencia geográfica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

MIRANDA, Ana. Transições juvenis, gerações sociais e processos de inclusão social na Argentina pós-neoliberal. Linhas Críticas [online]. 2016, vol.22, n.47, pp.130-149. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv22n47.130.

Este artigo propõe contribuir para o debate sobre a desigualdade e as condições de vida da juventude, a partir dos resultados de uma pesquisa que teve por foco a transição entre educação e mundo do trabalho em duas conjunturas históricas distintas (Argentina, 1999 e 2011). Os resultados foram obtidos a partir da construção de painéis para acompanhamento dos egressos do ensino secundário. Apresenta-se uma tipologia para discutir a ideia de que há uma forma típica ou ideal na organização do curso da vida. Além disso, apresenta relatos de jovens que sugerem que as situações de vulnerabilidade podem ser reversíveis em um contexto social que favoreça a inclusão social.

Palabras clave : Juventude; Transição Escola-Trabalho; Vulnerabilidade; Pósneoliberalismo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )