SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue47Youth transitions, social generations and social inclusion processes in Argentina post-neoliberalThe influence of prosodic aspects in the comprehension of spoken language and reading author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

FERNANDES, Maria Lídia Bueno  and  LAMBERT, Luna Letícia de Mattos. O estudo do meio na educação ambiental formal: contribuições da ciência geográfica. Linhas Críticas [online]. 2016, vol.22, n.47, pp.150-169. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv22n47.150.

Este artigo avalia a relação entre a geografia e a educação ambiental críticas. Toma o estudo do meio como metodologia de ensino que pode promover essa aproximação. Ancora-se na teoria geográfica de Santos, em Leff, Layrargues e Loureiro na educação ambiental, em Fernandes, Lopes e Pontuschka na abordagem sobre estudo do meio. Trata-se de pesquisa mista. Projetos de educação ambiental de escolas públicas do Distrito Federal apresentados na etapa distrital da IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (IV CNIJMA), em 2013, são o referencial empírico. Avalia-se a relação entre as propostas teóricas e os projetos das escolas. Identificou-se que o estudo do meio é capaz de relacionar essas áreas com foco na transformação social, mas não é utilizado nas escolas.

Keywords : Transformação Social; Espacialidade; Construtivismo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )