SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número47Transições juvenis, gerações sociais e processos de inclusão social na Argentina pós-neoliberalInfluência de aspectos prosódicos na compreensão da linguagem oral e da leitura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

FERNANDES, Maria Lídia Bueno  e  LAMBERT, Luna Letícia de Mattos. O estudo do meio na educação ambiental formal: contribuições da ciência geográfica. Linhas Críticas [online]. 2016, vol.22, n.47, pp.150-169. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv22n47.150.

Este artigo avalia a relação entre a geografia e a educação ambiental críticas. Toma o estudo do meio como metodologia de ensino que pode promover essa aproximação. Ancora-se na teoria geográfica de Santos, em Leff, Layrargues e Loureiro na educação ambiental, em Fernandes, Lopes e Pontuschka na abordagem sobre estudo do meio. Trata-se de pesquisa mista. Projetos de educação ambiental de escolas públicas do Distrito Federal apresentados na etapa distrital da IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (IV CNIJMA), em 2013, são o referencial empírico. Avalia-se a relação entre as propostas teóricas e os projetos das escolas. Identificou-se que o estudo do meio é capaz de relacionar essas áreas com foco na transformação social, mas não é utilizado nas escolas.

Palavras-chave : Transformação Social; Espacialidade; Construtivismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )