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Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

GUIMARAES, Sandra Regina Kirchner; HICKMANN, Adolfo Antonio  y  FUSSEK, Marini dos Santos. Influência de aspectos prosódicos na compreensão da linguagem oral e da leitura. Linhas Críticas [online]. 2016, vol.22, n.47, pp.170-188. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv22n47.170.

Este estudo objetivou investigar a influência de aspectos prosódicos na compreensão da linguagem oral e a relação entre esta compreensão e a compreensão da leitura. Participaram 79 alunos de 7 a 11 anos, sendo 39 do 3º ano e 40 do 5º ano do ensino fundamental. As provas aplicadas mostraram que, na compreensão da escuta, as crianças mais novas e com menor nível de escolaridade foram mais dependentes dos aspectos prosódicos. Os alunos mais velhos e com maior escolaridade apresentaram melhor desempenho na compreensão leitora (Cloze). Confirmou-se uma relação entre a compreensão oral e a compreensão da leitura entre os alunos dos anos iniciais.

Palabras clave : Entonação; Compreensão da Linguagem Oral; Compreensão da Leitura.

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