SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número47O estudo do meio na educação ambiental formal: contribuições da ciência geográficaPesquisadores e legitimidade científica no campo da educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

GUIMARAES, Sandra Regina Kirchner; HICKMANN, Adolfo Antonio  e  FUSSEK, Marini dos Santos. Influência de aspectos prosódicos na compreensão da linguagem oral e da leitura. Linhas Críticas [online]. 2016, vol.22, n.47, pp.170-188. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv22n47.170.

Este estudo objetivou investigar a influência de aspectos prosódicos na compreensão da linguagem oral e a relação entre esta compreensão e a compreensão da leitura. Participaram 79 alunos de 7 a 11 anos, sendo 39 do 3º ano e 40 do 5º ano do ensino fundamental. As provas aplicadas mostraram que, na compreensão da escuta, as crianças mais novas e com menor nível de escolaridade foram mais dependentes dos aspectos prosódicos. Os alunos mais velhos e com maior escolaridade apresentaram melhor desempenho na compreensão leitora (Cloze). Confirmou-se uma relação entre a compreensão oral e a compreensão da leitura entre os alunos dos anos iniciais.

Palavras-chave : Entonação; Compreensão da Linguagem Oral; Compreensão da Leitura.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )