SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue47The influence of prosodic aspects in the comprehension of spoken language and readingThe productivity of neoliberal rationality in school inclusion: the story of Lucas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

CAREGNATO, Célia Elizabete; LEITE, Denise Balarine Cavalheiro  and  MIORANDO, Bernardo Sfredo. Pesquisadores e legitimidade científica no campo da educação. Linhas Críticas [online]. 2016, vol.22, n.47, pp.189-209. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv22n47.189.

Este artigo investiga como se constitui a legitimidade científica dos pesquisadores na área de educação no Brasil. A metodologia se compôs de estudos quantitativos sobre os currículos de pesquisadores de referência e de análise qualitativa de entrevistas. Os resultados mostram que, frente aos apelos à produtividade, os docentes organizam-se em redes de produção de conhecimento para além das redes de colaboração para coautorias. O estudo apresenta características do campo científico expressas na área da educação por meio de três casos representativos que mostram como o prestígio e a legitimidade nessa área podem ser alcançados por diferentes combinações de capital científico e político.

Keywords : Pesquisadores; Campo Científico; Educação; Legitimidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )