SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número47Influencia de los aspectos prosódicos en la comprensión del lenguaje oral y la lecturaLa productividad neoliberal racionalidad em la inclusón escolar: la historia de Lucas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

CAREGNATO, Célia Elizabete; LEITE, Denise Balarine Cavalheiro  y  MIORANDO, Bernardo Sfredo. Pesquisadores e legitimidade científica no campo da educação. Linhas Críticas [online]. 2016, vol.22, n.47, pp.189-209. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv22n47.189.

Este artigo investiga como se constitui a legitimidade científica dos pesquisadores na área de educação no Brasil. A metodologia se compôs de estudos quantitativos sobre os currículos de pesquisadores de referência e de análise qualitativa de entrevistas. Os resultados mostram que, frente aos apelos à produtividade, os docentes organizam-se em redes de produção de conhecimento para além das redes de colaboração para coautorias. O estudo apresenta características do campo científico expressas na área da educação por meio de três casos representativos que mostram como o prestígio e a legitimidade nessa área podem ser alcançados por diferentes combinações de capital científico e político.

Palabras clave : Pesquisadores; Campo Científico; Educação; Legitimidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )