SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número47Influência de aspectos prosódicos na compreensão da linguagem oral e da leituraA produtividade da racionalidade neoliberal na inclusão escolar: a história de Lucas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

CAREGNATO, Célia Elizabete; LEITE, Denise Balarine Cavalheiro  e  MIORANDO, Bernardo Sfredo. Pesquisadores e legitimidade científica no campo da educação. Linhas Críticas [online]. 2016, vol.22, n.47, pp.189-209. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv22n47.189.

Este artigo investiga como se constitui a legitimidade científica dos pesquisadores na área de educação no Brasil. A metodologia se compôs de estudos quantitativos sobre os currículos de pesquisadores de referência e de análise qualitativa de entrevistas. Os resultados mostram que, frente aos apelos à produtividade, os docentes organizam-se em redes de produção de conhecimento para além das redes de colaboração para coautorias. O estudo apresenta características do campo científico expressas na área da educação por meio de três casos representativos que mostram como o prestígio e a legitimidade nessa área podem ser alcançados por diferentes combinações de capital científico e político.

Palavras-chave : Pesquisadores; Campo Científico; Educação; Legitimidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )