SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número47Investigadores y legitimidad científica en el campo de la educaciónCriterios Qualis A1 de la Educación: la evaluación so la perspectiva de la disputa académica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

RIGO, Neusete Machado  y  NAUJORKS, Maria Inês. A produtividade da racionalidade neoliberal na inclusão escolar: a história de Lucas. Linhas Críticas [online]. 2016, vol.22, n.47, pp.210-228. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv22n47.210.

Este artigo apresenta uma reflexão sobre o processo inclusivo de um menino com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Quanto à metodologia, trata-se de uma abordagem qualitativa, utilizando-se da observação participante e de uma entrevista com questões abertas. A reflexão proporcionada por meio deste trabalho nos leva a compreender que as atuais políticas educacionais brasileiras, ao serem propositivas para a efetivação da inclusão das crianças com deficiências nas escolas comuns, ao mesmo tempo em que estão determinadas a garantir-lhes o direito à educação, também não deixam de estar afetadas pelos propósitos do neoliberalismo na produção de sujeitos competitivos e empreendedores de si.

Palabras clave : Inclusão Escolar; Neoliberalismo; Capital Humano.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )