SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número47Pesquisadores e legitimidade científica no campo da educaçãoCritérios Qualis A1 da Educação: a avaliação sob a perspectiva da disputa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

RIGO, Neusete Machado  e  NAUJORKS, Maria Inês. A produtividade da racionalidade neoliberal na inclusão escolar: a história de Lucas. Linhas Críticas [online]. 2016, vol.22, n.47, pp.210-228. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv22n47.210.

Este artigo apresenta uma reflexão sobre o processo inclusivo de um menino com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Quanto à metodologia, trata-se de uma abordagem qualitativa, utilizando-se da observação participante e de uma entrevista com questões abertas. A reflexão proporcionada por meio deste trabalho nos leva a compreender que as atuais políticas educacionais brasileiras, ao serem propositivas para a efetivação da inclusão das crianças com deficiências nas escolas comuns, ao mesmo tempo em que estão determinadas a garantir-lhes o direito à educação, também não deixam de estar afetadas pelos propósitos do neoliberalismo na produção de sujeitos competitivos e empreendedores de si.

Palavras-chave : Inclusão Escolar; Neoliberalismo; Capital Humano.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )