SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número47A produtividade da racionalidade neoliberal na inclusão escolar: a história de Lucas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Linhas Críticas

versão impressa ISSN 1516-4896versão On-line ISSN 1981-0431

Resumo

MACEDO, Maria do Socorro Alencar Nunes; COUTO, Euclides de Freitas  e  RIBEIRO, Daniele Alves. Critérios Qualis A1 da Educação: a avaliação sob a perspectiva da disputa. Linhas Críticas [online]. 2016, vol.22, n.47, pp.229-248. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv22n47.229.

O objetivo deste artigo é refletir sobre os critérios do Qualis Periódico da Educação, mecanismo de avaliação dos periódicos, parte de um complexo sistema de avaliação dos programas de pós-graduação. Por meio do método documental, selecionamos como objeto de estudo os critérios A1 definidos pelo Documento de Área da Avaliação Trienal de 2013, os mais atuais da área da Educação. Com base nas discussões sociológicas da teoria de campo de Pierre Bourdieu, ao analisar cada um dos critérios, caracterizamos a revista como um agente sujeito às regras que regem a disputa pelo capital simbólico em jogo nesse microcosmo. Ainda que na esfera da prática, o processo avaliativo seja mais complexo do que prevê os documentos oficiais, a análise realizada evidencia como os critérios adotados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) traduzem as disputas acadêmicas em busca de legitimidade, por meio de disposições próprias adquiridas no interior do próprio campo.

Palavras-chave : Campo Acadêmico Brasileiro; Capital Científico; Periódicos; Critérios Qualis A1 Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )