SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número48En busca de una formación profesional posible em la Educación del CampoFormación de los profesores para el atendimento educacional especializado en el contexto indio índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

CAIADO, Katia Regina Moreno; GONCALVES, Taísa Grasiela Gomes Liduenha  y  SA, Michele Aparecida de. Educação escolar no campo: desafios à educação especial. Linhas Críticas [online]. 2016, vol.22, n.48, pp.324-345. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv22n48.324.

Historicamente, há um silenciamento educacional sobre as pessoas com deficiência que vivem no campo. Desse modo, o objetivo deste estudo foi analisar a educação especial no campo por meio da legislação, de indicadores sociais e dos relatórios do Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC na Escola). Os resultados revelam que houve uma ampliação das matrículas de alunos com necessidades educacionais especiais que vivem no campo, mas que precisam se deslocar até a cidade para a escolarização. Além disso, aumentou o acesso à escola por parte dos beneficiários do Programa BPC na Escola, porém ainda há 31,58% dos beneficiários fora da escola.

Palabras clave : Educação Especial; Educação do Campo; Desigualdade Social; Direitos Humanos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )