SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número48Escolarización en el campo: desafío para la educación especialColonización y educación en lo/del campo: conflictos y posibilidades en la Amazonía en el Estado de Mato-Grosso índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Linhas Críticas

versión impresa ISSN 1516-4896versión On-line ISSN 1981-0431

Resumen

BRUNO, Marilda Moraes Garcia  y  SILVA, João Henrique da. Formação dos professores para o atendimento educacional especializado em contexto indígena. Linhas Críticas [online]. 2016, vol.22, n.48, pp.346-366. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv22n48.346.

Este estudo analisa a formação de professores para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) na interface com a Educação Indígena. Participaram do estudo 4 professores do AEE em escolas indígenas de Dourados-MS e fundamentou-se nos Estudos Culturais e na pesquisa colaborativa fazendo uso de diário de campo, entrevista semiestruturada e coletiva. Os resultados evidenciaram: necessidade de formação inicial/continuada para professores do AEE adequadas às especificidades das escolas indígenas; revisão da política de formação dos professores para a Educação Especial em contextos socioculturais diferenciados; e a emergência de (re)significação do AEE numa perspectiva intercultural.

Palabras clave : Formação de Professores; Atendimento Educacional Especializado; Educação Indígena.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )