SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue48Teachers’ formation for specialized education service in indigenous contextThe kindergarten enrollment in the field as mandatory: a necessary debate author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Linhas Críticas

Print version ISSN 1516-4896On-line version ISSN 1981-0431

Abstract

BOFF, Leonir Amantino  and  CONTE, Isaura Isabel. Colonização e educação no/do campo: conflitos e possibilidades na Amazônia Mato-Grossense. Linhas Críticas [online]. 2016, vol.22, n.48, pp.367-383. ISSN 1981-0431.  https://doi.org/10.2015/lcv22n48.367.

O texto apresenta uma breve retomada do processo de colonização na Amazônia Mato-grossense, enfatizando aspectos relacionados à floresta, aos povos indígenas nativos e às populações removidas, diante de uma perspectiva de desenvolvimento e de educação para o campo. Aborda-se, desse modo, a chamada modernização da agricultura, sob a lógica de mercado, aparecendo conflitos entre o agronegócio e a agricultura familiar e camponesa. Por fim, são lançados desafios em relação à sobrevivência e existência dos povos do campo e da floresta, implicando na agroecologia. Assim, compreende-se a necessidade de outro paradigma de desenvolvimento da sociedade e de conhecimento filosófico-científico-tecnológico.

Keywords : Colonização; Desenvolvimento; Educação; Amazônia Mato-Grossense; Política de Agroecologia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )